sexta-feira, 20 de março de 2020

Com base na análise apresentada no artigo de Amante, Quintas-Mendes, Morgado & Pereira (2008), reflita sobre as transformações que têm acontecido nas últimas décadas nos contextos educativos, associadas aos processos de uso dos recursos tecnológicos


1.      Explique as razões apontadas pelos autores nas sucessivas tentativas de integração das tecnologias e dificuldades encontradas, explicando o que se pretende atingir com o uso destas nos contextos de educação e de formação na sociedade atual. Na sua resposta destaque os motivos explicativos das dificuldades encontradas, e as vantagens que podem advir da integração das novas tecnologias nos espaços pedagógicos.
A tecnologia é parte essencial de nossas vidas atualmente. Smartphones, tablets e computadores tornaram os hábitos da sociedade muito mais fáceis. Num curto espaço de tempo, a tecnologia explodiu no mercado e agora, muitas pessoas não conseguem imaginar uma vida sem ela, atualmente temos assistido cada vez mais a esta evolução e esta é aplicada em diversos âmbitos do nosso quotidiano. Atualmente a educação é um desses âmbitos e esta tem que “obrigatoriamente” se alterar a mudanças como o tempo e a cultura de cada lugar e acompanhar o ritmo das mudanças existentes, e desta forma é necessário fazer mudanças nas formas de ensino. Relativamente à riqueza de uma sociedade esta é avaliada sobretudo pelo domínio das novas tecnologias da informação e da comunicação. Estas novas tecnologias têm vindo a “criar a necessidade de se equacionar não só o que hoje é importante aprender, mas também os modos como se realizam essas aprendizagens. “Amante, Quintas-Mendes, Morgado & Pereira, 2008, p.100).
Contudo não são poucas as razões encontradas pelos autores, pelo contrário são diversas as dificuldades que são encontradas e sentidas pelos autores, relativamente a integrar as tecnologias, é um processo que é muito difícil e lento de integrar todas estas mudanças. Torna-se realmente inevitável que as formas de aprender e ensinar sejam repensadas de modo a desenvolver uma nova cultura de aprendizagem (Pozo, cit in, Amante ,Quintas-Mendes, Morgado & Pereira, 2008, p.100).que para além de responder às necessidades de formação e educação da sociedade atual, Torna-se desta forma fundamental responder ás necessidades e exigências da formação e da educação da sociedade atual e permite também pensar criticamente essa educação e forneça novas referências sobre o que é fundamental aprender e o modo como se pode aprender, alterando quadros de referência que hoje dificilmente poderão ser tomados como orientadores (Pereira, cit. In por Amante, Quintas-Mendes, Morgado & Pereira, 2008).
A discussão aqui ocupa noutra das dificuldades sentidas e referidas pelos autores trata-se de não quererem que se pense na tecnologia como sendo uma “substituta” da pedagogia, o objetivo desta é portanto, complementar a aprendizagem e os atores do espaço educativo são os responsáveis por essa função, de “ refletir sobre que tipo de práticas pedagógicas pretendem veicular. “(Ponte, cit in, Amante, Quintas-Mendes, Morgado & Pereira, 2008).
Todas estas questões levam-nos a refletir como a integração das novas tecnologias na Escola e a observar, tal como (Ponte (2001) cit in por Amante, Quintas-Mendes, Morgado & Pereira ) a questão não reside em saber se as novas tecnologias facilitam ou não a aprendizagem ,tal como ainda a concebemos mas em como colocá-las ao serviço dos projetos educativos e em fazer com que esses projetos tenham subjacente uma visão da Escola que não se restringe à de transmissora de conhecimentos descontextualizados e fragmentados, mas que antes entende a educação como um processo de desenvolvimento integrado, significativo e coerente em que ela própria é uma organização que aprende e não apenas uma organização que ensina.
(Cuban cit in por Amante, Quintas-Mendes, Morgado & Pereira, 2008), indicou dois fatores que acha que são responsáveis pela “falta de permeabilidade da Escola às tecnologias”. Por um lado, as “conceções arreigadas” sobre o que é  a atividade de ensinar, sobre o que se considera o conhecimento adequado e legítimo, e sobre a própria representação da relação professor-aluno; por outro, a “existência de uma organização etária das classes que, segundo este, modela profundamente a atuação dos professores.
O que realmente está em causa é reequacionar o papel da educação na sociedade atual em função da sociedade que queremos contruir no futuro em que, as tecnologias vão ter um papel crucial e determinante e “onde a Escola deve assumir novas responsabilidades e novos modos de educar essenciais na formação e no desenvolvimento humano.” (Amante, Quintas-Mendes, Morgado & Pereira 2008)
O uso destas tecnologias deveria ser aplicado em contexto de Escola, pela razão que estas introduzem bastantes vantagens para a aprendizagem dos alunos, devido a estas trazerem uma maior facilidade de conhecimento como também um vasto leque de conhecimentos, possibilitando assim que todos estejamos presentes em espaços completamente diferentes, criando assim espaços diferentes de interação e comunicação, onde haja a oportunidade da partilha de experiências, seus pensamentos, mostrar a sua criatividade existente no grupo, e trabalhos em que haja a possibilidade de outras pessoas colaborarem um espaço de pesquisa e debate de ideia, troca de ideias, podendo realizar projetos, tornando assim a web um espaço que desenvolve como as competências cognitivas como competências sociais, onde todos aprendem uns com os outros, sendo assim um sistema novo de aprendizagem, porque termos acesso a todo o tipo de informação. É fundamental na sociedade atual existir a partilha de informação, a partilha de conteúdo e de conhecimento.

2.       Discuta a relação entre as razões de integração das novas tecnologias em contextos educativos, as condições pedagógicas que devem ser criadas e as filosofias de aprendizagem que devem estar subjacentes, que se verifiquem as vantagens que o uso destas tecnologias, podem veicular.
O uso generalizado das novas tecnologias, principalmente da Internet, mudou a sociedade, as relações sociais, de trabalho e de lazer. Inevitavelmente, também a área da educação foi afetada: as novas tecnologias invadiram todos os níveis de ensino e ditaram uma nova forma de estar no espaço educativo.
O processo de integração das tecnologias no âmbito educativo tem vindo a ser um processo muito difícil e lento, porém temos vindo a observar uma divulgação e utilização crescente da Web em contexto escolar. Contudo as novas tecnologias devem ser integradas em contextos educativos devido a estarem constantemente presentes atualmente na sociedade atual e é importante a escola estar a acompanhar as mudanças da sociedade e da cultura existente. Estamos constantemente conectados à tecnologia e é uma das razoes que as escolas necessitam de se adaptar às tecnologias.  Com estas mudanças na nossa sociedade desenvolveram-se novas filosofias de ensino e de aprendizagem. Mason (1998) propõe um que se divide em três tipos básicos, o da utilização irrelevante, onde se utiliza a web simplesmente como um recurso adicional aos nossos estudos, a utilização integrada, em que se utiliza a parte mais “social” da web, consequentemente surgem os trabalhos de grupo, desenvolver projetos e discussões online sobre um determinado tema, por ultimo referem-se aos cursos online, aqui é tudo realizado online desde a partilha de materiais como existem os trabalhos de grupos.
Segundo Amante, Quintas-Mendes, Morgado & Pereira (2008), para lá de uma visão das novas tecnologias aliadas a uma ótica de construção da aprendizagem, por oposição à de propagação e consumo de informação, a que se liga a flexibilidade das trajetórias pessoais na criação  do conhecimento, surge a perspetiva destes media como um novo espaço pedagógico onde são construídas aprendizagens e se gera conhecimento, no qual os contextos e a interação ganham outros contornos podendo responder às expectativas e necessidades quer de indivíduos quer de grupos.   

3.       Defina o conceito de “comunidades virtuais de aprendizagem” explicando a sua importância na educação online.
A comunidade virtual trata-se de um sistema de pessoas que através das suas partilhas geram aprendizagem e conhecimentos com os seus pares, pode ser em sala de aula ou na web, é uma aprendizagem centrada no aluno, devido a ser feita a partir das suas interações entre eles, é através da participação que um aluno cria o sentimento de pertença, assumindo assim uma identidade dentro daquela comunidade, esta interação é realizada a a partir de formulação de ideias em palavras, opiniões fundamentadas, exposição e exploração de diferentes perspetivas e saber defender a sua perspetiva ou opinião todo dentro da comunidade, isto é crucial para a educação online devido a existir um aumento do conhecimento através da comunicação quer seja imediata ou não, desta forma surgem novos espaços, e novas formas de aprendizagem, ou seja, a educação online ganha uma nova “sala de aula” mesmo que seja virtual e é independente do espaço e tempo, estes espaços de comunicação também são importantes devido a “obrigarem” as pessoas a refletirem, aprenderem a fundamentar as suas opiniões através de conhecimentos adquiridos, e desenvolvem bastante a sua escrita por este ser o seu meio de comunicação, tendo assim as ideias mais claras do que se uma pessoa tivesse a discutir oralmente, sendo assim um espaço educativo que junta a dimensão social à dimensão cognitiva. É uma ferramenta importante porque cada vez mais o indivíduo começa a tomar consciência da necessidade da sua constante atualização e de uma aprendizagem ao longo da vida sob pena de ficar desatualizado – tanto a nível profissional como pessoal. Cada individuo, cada um de nós pode e deve de forma individualizada, procurar aprofundar o seu conhecimento isolado, é evidente que em grupo aprendam uns com os outros e discutimos assuntos, que podemos até mudar de opinião, novas formas de organização irromperam, sendo inúmeras e evidentes as vantagens de uma discussão.



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