A web 2.0 é uma rede interativa, esta apresenta um grande
número de serviços, muitos deles oferecidos por sítios que possibilitam altos
níveis de interação, partilha de conhecimento, troca de opiniões não possíveis
antes dela, existe uma interação entre pessoas e interação com conteúdos,
através das redes geradas na interação social, esta rede dá aos seus
utilizadores um papel bastante ativo, podendo estes partilhar as suas
experiências e opiniões, criar conteúdos, procurar informação sobre os mais variados
temas.
Verifica-se, assim, que a Web 2.0 caracteriza-se pela
simplicidade e pela troca rápida de informações, pela facilidade de publicação
e de disponibilização rápida, pela atuação do usuário, agora autor, produtor de
conteúdo na Web 2.0, que participa, socializa, interage, pela utilização da
inteligência coletiva para organizar de modo mais eficaz esta rede.
É ainda uma plataforma que suporta a utilização de
tecnologias de software social funciona na Internet, através da acessibilidade
à mesma, esta não necessita de que as ferramentas e serviços utilizados sejam
descarregados para o computador pessoal, ou qualquer outra tecnologia móvel que
pretendamos utilizar. Devido às características destas tecnologias que nos possibilita
uma acessibilidade quase constante, atualmente fala-se muito de omnipresença. Omnipresença
de dispositivos, de dados e serviços facilmente acessíveis e utilizáveis, e da
atribuição de papel ativo aos seus utilizadores. Qualquer utilizador pode ser
além de consumidor, um criador, um produtor de conteúdos, e às imensas
possibilidades de comunicação e de partilha com os outros (em redes, grupos,
comunidades), é a voz da participação individual na Rede. Os seus utilizadores
interagem com os conteúdos online através da edição, organização, criação dos
próprios conteúdos que redistribuem e partilham na comunicação com os outros,
nas e pelas redes colaborativas geradas.
A Web 2.0 na Educação
Isto cria uma profunda mudança para a educação visto que
através desta web, os alunos podem aprender sobre vários temas, discutir esses temas
com outros alunos ou até professores caso estes estejam disponíveis para tal,
tendo assim uma aprendizagem mais autónoma.
Como os professores têm mais facilidade de intercalar várias
matérias, e mais facilmente produz conhecimento para os seus estudantes.
Das implicações nos modos de educar e de pensar a educação
temos o papel do educador, professor na exploração e integração educativa das
tecnologias e recursos digitais que permitam desenvolver nos aprendentes as
capacidades de selecionar e avaliar criticamente a qualidade da informação
disponível na Web. Os contextos educativos em que as tecnologias são inseridas
devem ser pensados à luz dos princípios teóricos da aprendizagem e da
pedagogia.
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