quinta-feira, 5 de março de 2020

A Web 2.0


A web 2.0 é uma rede interativa, esta apresenta um grande número de serviços, muitos deles oferecidos por sítios que possibilitam altos níveis de interação, partilha de conhecimento, troca de opiniões não possíveis antes dela, existe uma interação entre pessoas e interação com conteúdos, através das redes geradas na interação social, esta rede dá aos seus utilizadores um papel bastante ativo, podendo estes partilhar as suas experiências e opiniões, criar conteúdos, procurar informação sobre os mais variados temas.  
Verifica-se, assim, que a Web 2.0 caracteriza-se pela simplicidade e pela troca rápida de informações, pela facilidade de publicação e de disponibilização rápida, pela atuação do usuário, agora autor, produtor de conteúdo na Web 2.0, que participa, socializa, interage, pela utilização da inteligência coletiva para organizar de modo mais eficaz esta rede.
É ainda uma plataforma que suporta a utilização de tecnologias de software social funciona na Internet, através da acessibilidade à mesma, esta não necessita de que as ferramentas e serviços utilizados sejam descarregados para o computador pessoal, ou qualquer outra tecnologia móvel que pretendamos utilizar. Devido às características destas tecnologias que nos possibilita uma acessibilidade quase constante, atualmente fala-se muito de omnipresença. Omnipresença de dispositivos, de dados e serviços facilmente acessíveis e utilizáveis, e da atribuição de papel ativo aos seus utilizadores. Qualquer utilizador pode ser além de consumidor, um criador, um produtor de conteúdos, e às imensas possibilidades de comunicação e de partilha com os outros (em redes, grupos, comunidades), é a voz da participação individual na Rede. Os seus utilizadores interagem com os conteúdos online através da edição, organização, criação dos próprios conteúdos que redistribuem e partilham na comunicação com os outros, nas e pelas redes colaborativas geradas.

A Web 2.0 na Educação
Isto cria uma profunda mudança para a educação visto que através desta web, os alunos podem aprender sobre vários temas, discutir esses temas com outros alunos ou até professores caso estes estejam disponíveis para tal, tendo assim uma aprendizagem mais autónoma.
Como os professores têm mais facilidade de intercalar várias matérias, e mais facilmente produz conhecimento para os seus estudantes.
Das implicações nos modos de educar e de pensar a educação temos o papel do educador, professor na exploração e integração educativa das tecnologias e recursos digitais que permitam desenvolver nos aprendentes as capacidades de selecionar e avaliar criticamente a qualidade da informação disponível na Web. Os contextos educativos em que as tecnologias são inseridas devem ser pensados à luz dos princípios teóricos da aprendizagem e da pedagogia.


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